www.uniaonet.com/ocaustralia.htm
AUSTRÁLIA - DADOS 01

Perth, uma capital isolada Perth, capital isolada da Western Australia, está situada às margens do largo Swan, diversos quilômetros a montante do local onde o rio deságua, no Oceano Índico. Após a descoberta do ouro na década de 1890, Perth e a Western Australia se tornaram a "nova fronteira" do país. A cidade é a mais remota capital regional do mundo Ocidental - tão distante de Sidney, capital do estado oriental australiano de New South Wales quanto o é de Cingapura.

Dunas costeiras da Grande Baía Australiana Este campo de dunas perto de Eyre está situado na costa da Grande Baía Australiana, uma larga baía do Oceano Índico. A angra e a Planície Nullarbor, um planalto sem formas características, se encontram em uma linha de escarpas contínuas na maior parte de sua divisa, mas em alguns locais se desenvolveram planícies costeiras arenosas. As dunas se originam e mudam de forma pela ação das forças opostas do vento, pela fricção e pela gravidade que atuam sobre as grandes quantidades de areia. Em áreas áridas como esta, as dunas estão entre as paisagens mais desnudas.

Crianças aborígenes com Sand Goanna Com suas culturas profundamente enraizadas na terra, 258 sociedades aborígenes separadas da Austrália vivem em quase toda região habitável desta ilha continente. Entre os povos aborígenes estão os warramunga (centro-norte), os malnkanidjiare (nordeste), os tralakumbina (na ilha da Tasmânia) e os djargudi e nyaginyagi (oeste). Para os povos aborígenes é muito importante a preservação de sua rica tradição histórica-oral, o compartilhamento dos alimentos naturais e a vida como parte do mundo natural. Estas crianças aborígenes têm uma história de 40 mil anos. . . aborígene O exemplo, "Treaty" ("Tratado") pelo grupo Yothu Yindi, mistura elementos das canções aborígenes australianas na língua Yolngu e instrumentos como o didjeridu, com elementos do rock. Esta canção refere-se ao tratado de 1988, entre o governo australiano e as populações aborígenes da Austrália. O nome Yothu Yindi, que significa "mãe e filho", simboliza o desejo do grupo de apresentar os pontos de vista dos povos nativos e de educar outros australianos na cultura aborígene. "Treaty" performed by Yothu Yindi, from Yothu Yindi: Tribal Voice

Milhões de anos para a formação de recifes Algumas partes da Recife da Grande Barreira na Austrália podem ter 20 milhões de anos de idade. A maioria dos recifes, porém, surgiu depois última Era Glacial, nos últimos 2,5 milhões de anos. O maior deste tipo e uma das belezas naturais mais impressionantes do mundo é o recife que se estende a partir de Península do Cabo York por 2.012 km. As condições para o crescimento do coral são as ideais e a água é normalmente cristalina. As algas vermelhas e azuis- esverdeadas próximas da superfície dão ao recife a sua cor distintiva. Embora boa parte do recife seja protegida em parques nacionais, o aumento do turismo, a exploração do petróleo e o calcário da mineração ameaçam a sua existência.

Pastoreio na Grande Bacia Australiana Um pastor de ovelhas recolhe um rebanho na Grande Bacia Australiana, o interior árido e de vegetação esparsa do continente. Cada ovelha precisa de muitos acres de terra para pastar e a água para os animais é tirada de poços artesianos. Os que trabalham com ovelhas na Grande Bacia Australiana têm, juntamente com suas famílias, uma vida austera, árdua e isolada. . . . Austrália: balada do bush Este é um exemplo de uma balada do sertão da Austrália. Baseadas em modelos musicais ingleses e irlandeses, estas canções exaltam a vida no bush (sertão) - as áreas rurais isoladas da Austrália. Muitas destas baladas enfocam os criadores de gado e os tosquiadores de ovelhas itinerantes, em um estilo quase mítico, que lembra as canções sobre os vaqueiros americanos. As letras descrevem a solidão e as dificuldades da vida dos tosquiadores, com freqüência vangloriando-se de uma forma competitiva, como neste exemplo. A mais famosa balada do bush australiano é Waltzing Matilda.

Pinturas aborígenes de cavernas Há mais de 20 mil anos atrás, os povos aborígenes da Austrália começaram a esculpir e pintar paredes de caverna. São conhecidos mais de mil locais que contêm pinturas de figuras de espíritos aborígenes, caçadores e pescadores e eventos históricos. Os artistas aborígenes registraram a chegada dos indonésios, no final do século XVII, e o aparecimento dos europeus 100 anos depois. Os trabalhos apresentam muitos estilos artísticos diferentes e os primeiros usos da cor. . . . . Austrália: canto wangga A música aborígene da Austrália é um dos estilos musicais mais característicos do mundo. Os aborígenes incorporam um extenso registro de qualidades vocais em melodias que, de forma típica, mostram um salto para uma nota aguda, seguido por uma descida gradual. Seu instrumento mais característico é o didjeridu, entalhado de um galho de árvore, previamente escavado por cupins. Este instrumento é tocado por homens para acompanhar as canções de clã, ou o canto e a dança em cerimônias comunitárias. As canções surgem para os aborígenes em sonhos e ficam gravadas com diversos graus de improvisação, dependendo de seu gênero. Este exemplo apresenta um renomado cantor aborígene do nordeste, acompanhado por um didjeridu.

A mudança de cores do Uluru (Ayers Rock) (Uluru) Crivado de cavernas rasas e gravado com voçorocas no alto, Uluru (Ayers Rock) ergue-se a 348 metros acima do nível do deserto. O gigantesco monólito de arenito, possivelmente o maior do mundo, tem cerca de 9 km de circunferência, 3,6 km de comprimento e 2,4 km de largura. À medida que o sol muda de posição durante o dia, as tonalidades da rocha variam gradualmente até o momento em que, ao pôr-do-sol, ele é da cor do fogo. Os povos nativos consideram sagradas as cavernas existentes na sua base, que contêm esculturas e pinturas aborígenes. A rocha e o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta que a circunda foram devolvidos aos aborígenes em 1985 e depois arrendados ao governo por 99 anos. . . . A cultura aborígene na Austrália passou por muitas mudanças provocadas pela expansão da indústria e da tecnologia em suas terras nativas. Desde 1980, entretanto, a Central Australian Aboriginal Media Association (Associação de Mídia Aborígene da Austrália Central) vem empenhando seus esforços na expansão do ensino e na preservação da cultura tradicional. Localizada em Alice Springs, a associação vem usando seus estúdios de gravação para promover os estilos tradicionais e contemporâneos da música aborígene. Como conseqüência, o panorama do rock aborígene vem se mostrando revigorante. Este exemplo é um trecho de uma canção que fala das crianças aborígenes, numa forma de 12 compassos, comum no "blues-rock". . . .

Fazenda de abacaxis de Queensland Campos de abacaxi decoram os exuberantes montes dos vales situados à oeste de Queensland. Ao longo do vale do rio, no norte de Queensland, densas florestas tropicais foram limpas para ceder espaço às plantações de abacaxi e cana-de-açúcar. A oeste de Brisbane, o solo preto das planícies de Darling Downs responde por parte das terras agrícolas mais férteis e produtivas da Austrália.

O Monte Buller na Grande Cordilheira Divisória O Monte Buller, coberto de neve, destaca-se pela altura nos Alpes Australianos na extremidade sul da Grande Cordilheira Divisória. A cordilheira é formada por um arco de montanhas que se estendem em direção à costa oriental, desde a Península do Cabo York até a costa sul da Tasmânia. Poucos picos alcançam mais de 1.500 metros de altitude e o mais alto de todos, o Monte Kosciusko, tem apenas 2.228 metros. Mas, já que a Austrália é um continente muito plano, essas montanhas são muito bem-vindas.

Garganta Katherine da Austrália Em 1862, John McDouall Stuart explorou um curso d'água que nascia em Terra de Arnhem e fluía para sudoeste até o Daly. Ele lhe deu o nome de Katherine, em homenagem à filha de um amigo. O rio atravessa a impressionante Garganta Katherine, cujas paredes são coloridas de quartzitos vermelhos e marrons. A garganta é um parque nacional que atrai turistas com as suas praias arenosas, a excelente pesca e a oportunidade de solidão. Também está sendo considerada a possibilidade de uma barragem para irrigação.

Fonte: Encarta/Microsoft Corporation.

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com